Dentre as diversas formas de como ganhar renda extra e como começar a empreender com pouco dinheiro, a revenda de roupas é uma das mais famosas.
Com as redes sociais, a proximidade entre quem revende e quem tem interesse em comprar aumentou muito. Parece doido, né? As pessoas não estão fisicamente juntas, mas ficaram muito mais próximas.
Trabalhar então com fotografias, vídeos e boas descrições das suas peças de roupa vai despertar o desejo das clientes e fazer disparar suas vendas.
E o legal é que você pode conseguir alcançar muito mais gente do que faria se tivesse uma tradicional loja física.
Antes de qualquer coisa, você precisa analisar sua situação financeira e entender de quanto de dinheiro dispõe para começar seu negócio.
É importante não contrair dívidas para começar.
Levante quanto de fato você mesma possui de dinheiro livre para poder investir ou já comece fazendo uma parceria com alguma amiga ou familiar para iniciar no negócio com o dinheiro necessário.
Para fins de exemplo, vamos imaginar que você conseguiu economizar ao todo R$1.000 para iniciar seu negócio de revenda de roupas.
Vamos a uma estratégia possível para começar então a ganhar dinheiro vendendo roupas:
Esta é a primeira e mais fundamental etapa: a definição do seu nicho.
Não adianta você achar que vai vender de tudo e para todo mundo.
Se você quiser atingir a todos, acabará não conseguindo alcançar ninguém.
Leia a matéria Como Trabalhar com Venda Direta para entender como funciona quando alguém resolve comercializar diretamente algo para o cliente final, sem a intermediação de um comércio.
Para realizar venda direta de roupas, você tem alguns caminhos:
Exemplo: Você vai a algum centro de roupas populares, como o Brás (São Paulo), compra roupas e paga aos seus fornecedores.
Com as opções que você tem em estoque, vende a suas clientes as peças naqueles tamanhos e cores que adquiriu.
Consegue entregar imediatamente e recebe o dinheiro das suas vendas.
Exemplo: Você entra em um site de fornecedor nacional ou internacional (como Aliexpress), compra as roupas e paga virtualmente.
Oferece a suas clientes as peças, nos tamanhos e modelos escolhidos, e se compromete com as vendas ainda sem ter os produtos em mãos.
Quando receber a encomenda, faz a entrega e recebe o dinheiro.
Exemplo: Você se cadastra como consultora de uma marca que faz venda por catálogo, como a Demillus
Como não tem limitação de estoque físico, divulga de tudo, pois só vai comprar o que sua cliente pedir.
Quando a encomenda chegar, faz a entrega e recebe o dinheiro da venda. Realiza o pagamento ao fornecedor no prazo que a marca te dá.
Exemplo: Você decide fazer o modelo A e também se vincula ao modelo C.
Assim consegue oferecer para suas clientes peças de roupa que tem em pronta entrega e também faz a intermediação do catálogo da marca, com entrega posterior.
Realiza seu controle de pagamentos e recebimentos conforme cada modelo.
Tendo investimento inicial reduzido, você precisará ser sábia na escolha dos itens, privilegiando peças que combinem entre si para fazer uma verdadeira mágica de multiplicação de looks.
Com isso, você mostrará versatilidade e variedade para suas clientes, dando a impressão de que tem um estoque muito maior do que de fato possui neste início do seu negócio.
Se você optar pelos modelos de negócio A ou B, terá que fazer exercícios de escolha na definição da compra, já que não terá como investir em tantos tamanhos e cores ao mesmo tempo.
Será necessário fazer algumas escolhas para garantir melhor saída das peças, enquanto você começa a conhecer seu público consumidor. Afinal você está em busca de entender como começar a vender roupas com pouco dinheiro.
Dependendo do tipo de roupa que você escolheu trabalhar, pode ser que decida, por exemplo, comprar apenas uma peça tamanho P e uma de tamanho M, com apenas uma variação de cor em cada um dos tamanhos.
Assim você começará divulgando apenas essas disponibilidades.
Conforme tenha público solicitando novos tamanhos e cores, poderá avaliar se vale comprar individualmente as peças para poder atender.
Ou informar que em breve terá mais opções, anotar os dados da potencial cliente e retomar o contato no futuro.
Dependendo do tipo de roupa que você escolher vender, há algumas peças que são curinga.
Como por exemplo: calça preta, jaqueta jeans, blusa branca, camisola vermelha.
As peças atemporais ficam ótimas em fotografias, combinadas com acessórios chamativos e bem coloridos.
Farão você passar credibilidade com itens que costumam agradar à maioria e te dar mais segurança de que cedo ou tarde as peças vão ter venda certa.
Esse movimento é importante pois, como você está aprendendo a como começar a vender roupas com pouco dinheiro, não pode se dar ao luxo de não conseguir vender as peças que comprou e já pagou.
Muitas vezes alguma peça de roupa dispara no interesse do público porque alguma atriz famosa ou influencer usou na televisão ou em um evento de moda.
Adquirir algumas peças dessas para vender e, principalmente, chamar atenção da clientela, é uma ótima ideia.
Mas tome cuidado com o risco de você investir muito nesses itens e a moda passar rapidamente.
Resultado: estoque encalhado que ninguém merece.
Este passo é fundamental e fará toda a diferença em relação à qualidade e ao custo dos seus produtos.
Antigamente, quem fazia esse trabalho costumava ser chamada de “sacoleira”, pois o trabalho exigia que a pessoa fosse a bairros de venda de roupas populares, como o Brás, com grandes malas ou sacolas para poder adquirir as peças com baixo custo.
Depois, a “sacoleira” precisava ir à casa de cada cliente em potencial para mostrar as peças.
Hoje em dia, você também pode ir a esses famosos locais de venda de roupas para tocar nas peças, experimentar, avaliar as tendências e negociar bons preços diretamente ali no cara a cara com os lojistas.
Nesses casos, é fundamental organizar seu roteiro de compras, pesquisar dicas antes na Internet e otimizar a ida e o retorno no mesmo dia, para evitar custos extras com hospedagem e transporte.
Levar dinheiro em espécie também é a melhor maneira de garantir descontos extras, até mesmo porque ainda há muitas dessas lojas que não aceitam nem cartão de crédito, nem pix.
Outra opção cada vez mais utilizada pelas revendedoras modernas é comprar diretamente de fornecedores virtuais, até mesmo na China!
Sim, importar peças de roupas para vendê-las pela Internet é uma grande tendência que merece atenção especial.
Há excelentes lojas online, sites como AliExpress, Shopee e mecanismos estilo Dropshipping que facilitam muito a vida de quem quer revender.
O ponto negativo é que você não toca nas roupas antes de comprar e pode ter dúvidas se os tecidos, tamanhos e acabamentos são de fato os anunciados pelo fornecedor e apresentados em fotos dos sites.
Já o ponto positivo é que o preço de custo é muito competitivo e possibilita ótimas margens de revenda para você.
Além disso, você evita e elimina toda a necessidade de você se deslocar, ir até bairros de roupas populares, gastar dias de deslocamento, dinheiro de transporte e alimentação.
Avalie ambas opções e coloque na ponta do lápis para decidir o que parece ser mais vantagem para você neste momento.
Avalie se você tem um espaço no armário que possa ficar exclusivo para as peças da sua loja.
Tome cuidado com as condições de umidade e odor do ambiente, para não prejudicar suas peças.
Caso não tenha um espaço exclusivo, a sugestão é que você armazene os itens em sacos plásticos individuais dentro de uma mala em boas condições.
Mala, aliás, é um item que precisa estar na sua lista de investimento.
O ideal mesmo seria você não precisar retirar parte dos seus R$1.000 para adquirir uma mala grande de rodinha.
Tente ver se há alguma livre na sua casa ou com alguém de sua família para poder lhe emprestar por uns meses.
Caso não consiga uma, avalie o caso de investir cerca de R$200 em uma mala de rodinha nova e grande, que será excelente caso você tenha que se deslocar até alguma cliente para levar produtos a ela.
Este item também pode ser usado por você caso vá a algum local de compras, estilo Brás, para adquirir produtos diretamente do fornecedor.
Se não conseguir uma na sua casa, não conseguir uma emprestada e também não puder comprar uma nova, a quarta opção é adquirir uma usada.
Em sites/apps como OLX e Mercado Livre, é possível encontrar opções na casa dos R$100,00.
Ter controles de estoque e venda é algo essencial para a sobrevivência do seu novo negócio.
Por isso, já comece fazendo corretamente para depois não se arrepender.
Você está aprendendo a como começar a vender roupas com pouco dinheiro e, com certeza quer multiplicar esse seu investimento inicial. Então, controle e consciência dos números é fundamental.
A opção mais recomendada é manter controle em arquivo Excel no computador. Mas, caso não consiga iniciar desta maneira, o mínimo é fazer um controle minucioso em caderno.
Se optar por esta maneira, tão logo seja possível faça a migração do controle para o computador ou peça/contrate alguém conhecido para fazer isso por você.
Para ter uma imagem profissional, é fundamental você ter um nome de empresa, e uma logomarca.
Escolha um nome atraente, que passe a imagem que você quer como loja/revendedora.
Na Internet, é possível encontrar diversos sites que te ajudam gratuitamente a criar uma logomarca, com escolha de cores, fundo, elementos visuais.
Dê preferência por criar um símbolo que possa ser usado de maneira redonda, para poder estampar redes sociais como Instagram, que é a mais usada por quem trabalha nesse nicho.
Com sua marca definida e desenhada, é hora de criar contas nas principais redes sociais focadas em imagem: Instagram, Facebook e Pinterest.
Caso ache que não terá tempo disponível ou tenha dificuldades com as redes, priorize o Instagram.
As redes sociais serão a vitrine da sua loja, por isso capriche!
Utilizar uma conta própria para sua marca, em vez de o seu Instagram pessoal, é um movimento importante, pois dará mais credibilidade ao seu negócio, não parecerá algo improvisado.
Com a conta criada, é hora de caprichar na descrição do perfil, publicar postagens e convidar pessoas conhecidas.
É fundamental que suas clientes vejam as peças sendo usadas por uma pessoa real.
Somente assim elas vão de fato desejar aquela roupa, aquele estilo e ter noção de qual é o caimento das peças quando estão sendo usadas.
Normalmente quando chamamos alguém para ser nossa modelo assim, com o negócio começando, esta pessoa pode aceitar fazer isso no amor, cobrar algum dinheiro ou topar fazer em troca de alguma(s) mercadoria(s).
Pense que esta é uma das estratégias mais importantes, pois – seja você ou uma amiga – será a cara dos looks que você vai vender.
E isso pode elevar a imagem das suas roupas e torná-las objeto de desejo das clientes.
Através de fotografias bem feitas, você vai mostrar ao seu público capricho de produção e variedade de produtos.
Mas como ter grande quantidade de looks com valor limitado de compra?
A resposta é: multiplicando suas composições:
Veja abaixo um exemplo de como multiplicar 8 peças em mais de 140 fotografias de composições diferentes!
Todo esse capricho dará a impressão para suas clientes de que você tem um amplo acervo de peças.
E acredite, neste exemplo, mostramos que você seria capaz de fazer tudo isso investindo em somente 8 pecinhas.
Imagine que com R$1.000 você conseguirá bem mais que isso.
Blusinha rosa + Calça preta + Saia jeans + Bermuda listrada + Calça jeans + Jaqueta jeans + Blazer preto + Colete branco (+ acessórios e sapatos pessoais seus)
Agora, pegue cada uma dessas combinações acima e mude 5 coisas:
– Mude os lugares em que faz as fotos:
a) num cantinho legal de casa / b) num parque bonitão / c) em frente a uma parede colorida / d) em um muro grafitado e estiloso da cidade
– reveze os penteados nas fotografias:
a) cabelo solto / b) rabo de cavalo / c) coque estiloso / d) trança romântica
– Use um acessório grande e chamativo em cada fotografia:
a) brincão de argola / b) colar de pedras grandes / c) óculos escuros / d) bandana colorida
– Use um sapato pessoal seu diferente em cada fotografia:
a) tênis tipo All Star / b) salto alto / c) chinelinho / d) tamanco
– Use uma bolsa pessoal sua diferente em cada fotografia:
a) mochila / b) bolsa preta grande / c) bolsa grande colorida / d) bolsa estilo clutch
Para multiplicar suas possibilidades de tirar fotos, gravar storys e fazer pequenos vídeos demonstrando peças, vale a pena criar um cantinho Instagramável na sua casa.
Não sabe o que significa isso?
É um espaço que vai ser usado por você para exibir para suas clientes como se fosse um cenário, já pré-montado, que passa uma boa imagem de que você tem uma lojinha especial em sua casa.
Esse cantinho pode ser uma parede com tinta colorida ou papel de parede adesivado e bonitão. Pode ter uns quadrinhos, uma planta, um cabideiro.
Pode ser uma arara com roupas penduradas, um manequim ao lado de uma cadeirinha para você sentar ou qualquer outra composição de decoração que você curta fazer.
Só tome cuidado para não exagerar. A protagonista das fotos precisa ser a roupa que você quer vender.
Quem compra pela Internet precisa ter a mesma segurança de que conseguirá realizar a troca, caso seja necessário, como se tivesse comprado em uma loja física.
O indicado é você já deixar escrito nos anúncios que as trocas podem ser realizadas em até 7 dias após a compra, em caso de arrependimento ou de problema no tamanho/qualidade da peça.
A troca é um direito do consumidor e garantir essa condição é uma demonstração de que você é séria no negócio e comprometida com a satisfação dos seus clientes.
Mas, sem dúvida, ter que trocar uma peça, pegar novamente a já vendida, entregar outra ou devolver o dinheiro recebido é um desgaste que a gente precisa tentar evitar ao máximo.
Para isso, é fundamental que você descreva no seu anúncio o máximo de informação possível para a pessoa não ser surpreendida pelo que vai receber.
Comece com as informações descritas no item 9, como tecido e dimensões da peça, além de fotos bem feitas e iluminadas.
Após estar com o perfil criado, preenchidos com umas 5 postagens legais e já com algumas dezenas de conhecidos, é o momento de expandir.
Entre em grupos de academia, escola, faculdade e lojas da região onde você mora e identifique quem são os usuários. Possivelmente poderiam ser públicos a serem alcançados por você.
Não tenha vergonha de divulgar seu negócio e interagir com as pessoas.
Sinta-se segura para enviar seu link e chamar as pessoas para conhecer seu trabalho.
Defina uma frequência de publicação diária ou, no mínimo, 3 vezes por semana.
Exemplo: toda 2a, 4a e 6a de manhã você colocará uma nova foto de look, com descrição da peça e preço no seu Instagram.
Nesses mesmos dias, logo após a publicação você entrará nos grupos que falamos e vai interagir com pessoas: curtir suas fotos, fazer comentários por escrito (não use apenas emojis) e mandar convites para possíveis novos clientes.
É grande a chance de, logo após suas interações, as pessoas ficarem curiosas e entrarem no seu perfil e também interagirem com suas publicações.
Esse tipo de movimentação, ocorrendo no mesmo dia em que você faz uma postagem, emite para a rede social indicação de que você está gerando conteúdo relevante.
Com isso, o algoritmo do Instagram passa a entender que seu perfil é interessante e passar a indicá-lo também a outras pessoas.
Pode também passar a dar mais destaque para suas postagens, aparecendo no início do feed dos usuários.
A divulgação de valores que você fará na sua rede social será referente ao valor de venda das roupas.
Deixa sempre claro que, se necessário, entrega via correios, será necessário adicionar o valor do frete.
Dentro da sua cidade, você pode avaliar se tem condição de realizar as entregas pessoalmente no seu bairro e se vai utilizar, por exemplo, serviço de motoboy para entregas em bairros mais distantes.
Outra opção é informar que a retirada dos produtos precisa ser feita no seu endereço domiciliar ou em algum ponto de encontro conhecido, como um shopping ou uma praça da região.
A entrega dos itens é um momento muito importante, pois significa quando a pessoa terá contato com o seu produto. Por isso, a primeira imagem é a que fica.
Envie embalagens cuidadosamente feitas para representar à cliente o carinho que você tem com ela.
Isso requer algum investimento, mas é algo que será depois traduzido em uma possível recompra ou uma avaliação pública positiva da cliente no Instagram.
E feedbacks públicos positivos é tudo o que você precisa neste momento para criar uma boa imagem nas redes sociais!
Aproveite também para fazer fotografias e pequenos filminhos do seu processo de embalar os produtos, para já chamar atenção da cliente.
Talvez ela possa até querer dar seu item de presente, diante da embalagem bonita que ela vê que você produz.
Sem dúvida essas dicas significam investir algum dinheiro.
Acredite que é um passo importante, pois agrega muito valor ao seu produto.
Então pesquise bem os preços, faça boas escolhas e tente investir inicialmente cerca de R$50,00 em itens para embalagem.
Depois, já com o lucro das primeiras vendas, você poderá investir um pouco mais.
Esta resposta dependerá muito do seu nível de disponibilidade de tempo para se deslocar e atender de forma personalizada.
Lembre-se que pode ser que esta solicitação seja em um bairro longe do seu e que sua visita poderá levar cerca de 1 hora além do tempo de deslocamento.
Mas, sem dúvida, que atendimento em domicílio, gera vínculo, proximidade e boas possibilidades de conversão em venda.
Quando você está começando, principalmente, ganhar a confiança e gerar proximidade é muito importante.
Que tal, ao ser solicitada para um atendimento desses, tentar propor para a pessoa que ela chame mais algumas amigas? Assim você levaria as roupas para uma experimentação em grupo?
O que seria uma visita de contato individual, pode se transformar em uma tarde agradável da anfitriã com as amigas e resultar em novas vendas para você.
Além do que, se você conseguir aproveitar o momento sendo bastante simpática e solícita, as clientes poderão reverberar a experiência com outras amigas, te potencializando novos contatos futuros.
Resumindo: avalie se é possível você atender ou não este tipo de solicitação.
Se for, avalie se quer ser reativa a alguém te pedir isso ou se já vai começar oferecendo este tipo de serviço em sua descrição.
Caso opte por atender, uma dica importante é realizar um pré-atendimento virtual antes de chegar na casa da cliente com uma mala cheia de roupas.
Chegar lá no escuro pode acarretar em a cliente não gostar de nada ou não ter produtos adequados ao tamanho dela.
Pegue o contato antes da cliente, ligue para ela, entenda que tipo de roupa ela tem interesse e pergunte sobre suas medidas.
Envie pelo zap fotografias de todos os seus itens, tamanhos e cores disponíveis. Assim ela já fará uma análise prévia e te dará feedback dos interesses.
É claro que, no ao vivo, você ainda poderá usar técnicas de argumentação e venda que possibilitem vender mais do que ela inicialmente deseja.
Toda e qualquer compra que você fizer precisa ser consciente.
O que isso significa?
Que você precisa encontrar peças com preço de custo baixo para poder adicionar a elas uma camada de custo de compra/transporte/energia + uma camada de lucro.
A soma desses três fatores precisa ser um preço de venda ainda atraente a seu público consumidor.
Se o preço de venda que você calcular inviabilizar a compra de seu cliente significa que esse preço de compra não está bom.
Para começar, uma margem interessante de se trabalhar e que pagaria os custos de compra/transporte/energia + lucro desejado é de cerca de 100% ou 150% de margem.
Se você compra, por exemplo, um vestidinho infantil por R$20,00 e consegue vender por R$50,00 significa que você aplicou um fator de multiplicação de 2,5 ao preço de custo, ou que conseguiu vender por 150% a mais do que o preço que comprou.
R$20,00 x 2,5 = R$50,00 ou R$20,00 x 150% = R$50,00
É muito limitante para suas clientes quererem comprar algo e a vendedora somente aceitar dinheiro vivo ou Pix.
Nem sempre a cliente dispõe do valor de imediato.
Oferecer a suas clientes a possibilidade de pagar através dee cartão de crédito é um grande alavancador de vendas no e-commerce.
Por isso, é importante você estudar as possibilidades e avaliar a qual quer se associar.
Mercado Pago e PayPal são meios bastante utilizados e acessíveis a quem está começando.
Na sua avaliação, é necessário entender se há taxas de adesão e manutenção.
Além disso, é preciso saber como você passará essa informação para suas clientes.
Definir se será através de um aplicativo ou da geração de algum tipo de boleto ou QR Code para que ela possa finalizar a transação.
Realizar a venda do seu primeiro lote de roupas será um grande feito!
Pode ser que isso aconteça rapidamente ou pode demorar um tempinho maior do que o desejado.
Mas fato é que você precisará ter um bom controle (conforme falado no item 09), para identificar quanto você conseguiu ter de lucro com as vendas.
Vamos voltar ao exemplo falado no Item 22:
Digamos que você pegou R$800,00 e adquiriu 40 vestidos infantis.
Cada um custou R$20,00 e você conseguiu vender todos por R$50,00 cada.
Desta forma, você recebeu R$2.000 por todas as vendas.
A diferença entre seu custo de compra e seu preço de venda foi de R$1.200.
Nem tudo isso é lucro puro, porque você também teve gasto do seu tempo, da energia elétrica da sua casa, de transporte para ir até seu fornecedor, dentre outros itens.
Suponha, portanto, que desses R$1.200, R$1.000 (para arredondar) é seu lucro obtido com o primeiro lote.
Sugiro que pegue – pelo menos – R$800,00 deste montante e invista em uma nova compra.
Agora você já conhece um pouco mais do seu público, já viu tamanhos e modelos que fizeram mais sucesso e será ainda mais assertiva nas compras.
Parabéns por ter chegado até aqui.
A lista foi longa, mas pode ter certeza: fazendo este passo a passo, você será uma empreendedora do mundo da moda!
O céu será seu limite, já que a Internet é sem fronteiras.
Acorde todo dia sabendo que você está no início de um trabalho grande, que exigirá dedicação. Mas que também poderá sim se tornar um negócio de sucesso, que te trará alegrias e realizações.
Nesse segmento de negócio, sua missão é conquistar e encantar clientes. Por isso, simpatia, educação, proximidade e gentileza precisam ser seus mantras no dia a dia.
Use e abuse da criatividade para ganhar clientela e se mostrar disponível a atender bem.
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